Em um ano de Barcelona estamos no quarto e provalmente último apartamento. Em novembro do ano passado saímos da casa-caverna e voltamos para a luz. Não longe dali, ainda nas redondezas dos centros culturais favoritos. Um apto super iluminado, com janelões, chão de mosaico antigo e varanda sobre a copa das árvores. Coincidentemente a moradora ausente é brasileira e com uma filha pequena então além de brinquedos e dvds infantis ganhamos rede (tudo de bom!) na sala, atabaque, pandeiro e panela de pressão. Tanque não rolou, e o banheiro outra vez esquema dividido em dois, um só as necessidades fisiológicas e outro para o restante, mas tudo bem, continuamos perto do CCCB, Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, um lugar com muitos programas bacanas.
A construção era originalmente um seminário e no fim do século XVIII transformou-se na antiga Casa de Caridade. O edifício foi ampliando-se de forma desordenada e sua função era de abrigo, hospício e hospital, para todos os necessitados, de todas as idades e gêneros, separados em alas e unidos por corredores externos, formando um labirinto de construções com arquitetura heterogênea. No fim dos anos 50 os pacientes foram transferidos e os edifícios ficaram quase totalmente desocupados por 30 anos. Finalmente em1989 foi criado o Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, projetado pelos arquitetos Helio Piñón e Albert Viaplana.
Não tenho fotos internas, se esse final de semana passar por lá tiro. Quando desce a rampa no iluminado com flecha que se vê na foto tem um hall grande com telão sempre passando algo interessante, vídeos curtos sobre o que está rolando. No fundo um palco e salão para cadeiras qndo tem evento. E muito espaço para montar o q for. Aí dpois balcão de informação com pessoal sempre simpático e venda de ingressos para as exposições em espaço superior. Ainda tem cinema alternativo, livraria, espaço multimedia para pesquisa de acervo
No NOW (Encontros no Presente Contínuo) por exemplo, tinham muitas mesas com livros e revistas sobre tecnologia, teorias e filosofias de nossa nova era, imacs com muito conteúdo, dvds com ótimos depoimentos sobre assuntos diversos relacionados ao futuro presente. Além de palestras, vídeo-conferências, oficinas e performances. Tudo muuuito bacana e de graça.
Barcelona 2008