Eu, que sou do tempo do rouge e do pó de arroz, agora sei tudo sobre blushes, em creme ou pó, primer facial ou para olhos, pó solto, compacto, sombra, pigmento, iluminador, curvex, esmalte, ufa! Isto porque quando fui contratada para trabalhar no departamento de marketing da Racco Cosméticos pesquisei a fundo o assunto. E me deparei com o verdadeiro exército de beleza composto por blogueiras e leitoras ávidas por tutoriais, resenhas e lançamentos de produtos. Sabia da existência de inúmeros blogs sobre o assunto, mas não estava tão próxima deste mundo. A partir do momento que fui chamada para cuidar das redes sociais da Racco, mergulhei neste mundo e estou gostando muito de dialogar com consumidores e colaboradores.
Sabe-se que as empresas têm que mudar o relacionamento com seusinteressados, foi-se o tempo das frases feitas e da propaganda passivamente convencional. A ordem do dia é transparência, engajamento e proximidade. E percebe-se subitamente a resposta positiva quando o consumidor ou colaborador é tratado com atenção, simpatia e objetividade. Quando se conversa com alguém de forma próxima e pessoal, quando uma marca mostra que é feita por pessoas prontas para ouvir e responder, o resultado sempre será satisfatório. O diálogo, além de esclarecer o consumidor, é uma ótima fonte de pesquisa e feedback para a marca. Percebe-se falhas e méritos de forma rápida e sincera.
Discute-se se é melhor este contato ser feito por alguém dentro da agência ou dentro do cliente. Acredito que alguém com visão publicitária, de mercado, com boa dose de simpatia em relacionamento e que esteja inserido no ambiente da marca seja o ideal. Pode-se fazer um bom trabalho de dentro da agência, mas tem que estar muito envolvido com o dia-a-dia do cliente pois trata-se mais de comunicação do que publicidade. Em um relacionamento as pessoas esperam respostas rápidas e claras, portanto para que o trabalho tenha bom ritmo, a relação entre cliente e agência também deve ser clara e dinâmica.